Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Edifes lança livro na UFRJ
Início do conteúdo da página

Edifes lança livro na UFRJ

Será lançado o livro "Doutrina do Engrossamento", de Graciano Neves, com organização, estudo e notas de Raoni Huapaya. O evento acontecerá no dia 23 de junho, às 14h, na Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS sala 109.

O livro faz parte de uma pesquisa sobre sátira política na Belle Époque carioca, que já dura três anos. Atualmente, vinculada ao Programa de Pós-Graduação de Ciência da Literatura da UFRJ, a investigação de Raoni busca reeditar e estudar obras que se podem ler à luz do início da república brasileira e também nos dias de hoje. “São trabalhos literários zelosos, capazes de aproximar escritores pouco conhecidos do cânone moderno, uma parte importante de nossa tradição literária”, conclui o pesquisador.

Graciano Neves dirigiu o estado do Espírito Santo (1896), foi deputado federal (1906) e diretor do Jardim Botânico (1912) e a lição alcançada parece ter sido refinadamente elaborada ao “espírito da mocidade”. A Doutrina do Engrossamento dispõe de um arranjo textual montado com fins “pretensiosamente” didáticos, envolvendo o leitor no jogo ficcional que quer ensinar os ofícios de um puxa-saco na política, realizando uma sátira dos meios políticos ligados a uma república frágil e clientelista. Autor humanista, Neves é escritor que atravessa os tempos com um riso contestador e atual.

 

Doutrina do Engrossamento

registrado em:
Fim do conteúdo da página