Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Entenda os selos da Edifes

Entenda os selos da Edifes

Com a intenção de atender ao maior número de publicações com distintas especificidades, a Edifes optou por oferecer a modalidade de publicação por meio de selos.

Selo Edifes: Este selo é voltado para os livros que passarão por todo o processo editorial. É a forma mais usual de publicação nas editorias institucionais/universitárias. Aqui, o texto submetido será avaliado pelo Conselho Editorial de acordo com sua viabilidade técnica e com sua relevância na contribuição para uma ou mais áreas da Capes. Se aprovado, o livro entrará no fluxo de produção, com um cronograma próprio, que definirá a execução das etapas de preparação de originais, revisão de texto, diagramação, revisão de provas e publicação (impressa ou digital). Em geral, trata-se de um processo mais longo se comparado aos demais selos. Cada proposta será pensada individualmente, considerando a especificidade do tema, o público-alvo, o impacto da obra na área afim, bem como a disponibilidade de recursos financeiros. Vale lembrar que livros que são resultados de monografias, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses devem ter sua estrutura e linguagem acadêmicas devidamente adaptadas para publicação em livro, e ser apresentados com os textos já revisados.

Selo Edifes Parceria: Este selo atende aos proponentes que arcam com toda a produção editorial (a não ser o registro ISBN). Cabe ao Conselho Editorial da Edifes aprovar a atribuição do selo.

Selo Edifes Acadêmico: Este selo é voltado a produtos técnico, tecnológicos, pedagógicos e científcos oriundos dos programas de pós-graduação stricto sensu do Ifes. Neste selo toda a produção editorial é realizada pelo proponente (inclusive os custos com a atribuição de ISBN). Com a atribuição do selo, a obra passará a fazer parte do catálogo da Edifes e das ações de difusão que poderão contribuir para que o conteúdo chegue ao seu público-alvo. Cabe ao Coordenador da Edifes a decisão ad referendum sobre a atribuição do selo. Veja orientações detalhadas aqui

Vamos resumir com três situações:

1. O proponente concluiu a escrita da obra e deseja que a Edifes realize toda a produção editorial: Selo Edifes.

2. A obra foi produzida com recursos próprios do proponente (revisão textual, criação de capa e diagramação), cabendo como contrapartida da Edifes o registro ISBN e as ações de difusão. No casos de obras impressas cabe ao proponente arcar com tais custos: Selo Edifes Parceria.

3. A obra é oriunda de programas de pós-graduação stricto sensu do Ifes e produzida com recursos próprios do proponente: Selo Edifes Acadêmico.

Ainda restam dúvidas? Entre em contato conosco: editora@ifes.edu.br

registrado em: