Quatro clássicos para resistir: Nietzche, Kafka, Foucault e Deleuze

·
· Edifes
5.0
1 review
Ebook
70
Pages
Eligible

About this ebook

Davis Moreira Alvim e Izabel Rizzi Mação sugerem no livro que as resistências possuem, por um lado, aspectos desertores e micropolíticos que são primordiais em relação ao poder e, por outro, linhas conectivas e inventivas.  Há os que descrevem nossa atualidade como um momento marcado pela vitória do efêmero e da banalidade sobre a potência crítica e contestatória existente na velha modernidade, como faz Jürgen Habermas. Há, ainda, quem indique o nascimento de uma nova modulação ou mutação do capitalismo pós-moderno no período pós-guerra, aos modos de Fredric Jameson. Em outra direção, Giorgio Agamben sugere a emergência de um novo poder soberano, que faz do estado de exceção uma regra e transforma o campo de concentração em paradigma de governo. É possível também dizer que a diferença foi transformada em exotismo para turistas, enquanto “o outro” teria recuado para se tornar mais do mesmo em uma sociedade do cansaço, como faz Byung-Chul Han. Ou, finalmente, segundo Paul B. Preciado, viveríamos um período no qual a bioquímica do hormônio e o desenvolvimento farmacêutico de moléculas engendram uma era farmacopornográfica que conjuga sexo, drogas e biopolítica. Em todos esses casos, as resistências parecem estar submetidas ao silêncio conceitual ou colocadas em segundo plano. Para começar a enfrentar o problema, propõe-se a seguinte questão: como pensar o conceito de resistência no contemporâneo? Propomos uma cartografia das noções de poder e resistência a partir dos escritos de Friedrich Nietzsche, Franz Kafka, Michel Foucault e Gilles Deleuze e, dessa maneira, averiguamos suas contribuições, divergências e encontros em torno desses conceitos.

Editora: Edifes

Ano: 2022

Edifes

Editoria do Ifes

Editora do Instituto Federal do Espírito Santo

Ratings and reviews

5.0
1 review

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.