Ebook
186
Pages
Eligible

About this ebook

Presente no agronegócio capixaba há mais de um século, a cafeicultura vem mostrando forças na sua atividade produtiva e o Espírito Santo se mantém em destaque no Brasil, seja pela produção alcançada, ou pela qualidade de seus frutos colhidos. A Agropecuária Brasileira passou por diversos problemas e o mundo passou por diversas transformações ao longo de quase três anos de pandemia. Mesmo assim, a cafeicultura se mantém com trabalho forte e inovador em todas as direções, buscando alternativas cada vez mais consolidadas para a produção de cafés especiais. Alguns dados apontam que a maioria dos municípios capixabas cultivam o cafeeiro, gerando renda e empregos diretos para mais de 50.000 famílias. A visibilidade dos cafés especiais do Espírito Santo, principalmente do Caparaó, aconteceu juntamente com a inserção de profissionais de Tecnologia em Cafeicultura, formados a partir de 2012 no Instituto Federal do Espírito Santo Campus de Alegre (Ifes Campus de Alegre. Esta 5ª obra, Cafeicultura do Caparaó: resultados de pesquisas V, composta por 11 capítulos, aborda detalhes sobre as mais variadas tecnologias empregadas na cafeicultura moderna, apresentando de forma simples e objetiva, técnicas de manejo adotadas em toda a região do Caparaó e regiões circunvizinhas. São resultados de trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do Ifes - Campus de Alegre, orientados por seus professores, e que demonstram a evolução da cafeicultura regional, principalmente na perspectiva da melhoria da qualidade dos cafés especiais. Nesse contexto, está inserido o Ifes - Campus de Alegre, que, com seus servidores, dá o suporte para o funcionamento de diversos cursos superiores, dentre eles, o de Tecnologia em Cafeicultura. Tal curso presta serviços de assistência técnica e extensão rural a milhares de pessoas no entorno do Caparaó capixaba desde 2010 através de sua Empresa Júnior (Caparaó Júnior), cumprindo assim sua missão como instituição pública, nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Encerro este prefácio parabenizando a todos os colegas que se envolveram nesta obra: professores, alunos e servidores da casa. O nosso grande orgulho é a formação acadêmica dos nossos alunos. Grande abraço a todos, saudações cafeeiras e boa leitura aos interessados.

Editora: Edifes

Ano: 2022

Edifes

Editoria do Ifes

Editora do Instituto Federal do Espírito Santo

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.