Educação turística em Santa Leopoldina-ES: diálogos e experiências de práticas docentes

· · ·
· Edifes
Ebook
220
Pages
Eligible

About this ebook

A concepção que orientou este trabalho de formação turística assume a compreensão do turismo como fenômeno espacial e sociocultural complexo, que atravessa a pluralidade teórica e conceitual dos mais diversos campos de conhecimentos e saberes, desafiando, assim, a lógica de formação para o turismo que se reduz à exploração e expropriação de bens públicos e do patrimônio histórico e cultural sob a égide do mercado e do lucro. Com o intuito de romper com essa lógica, o percurso de formação, neste projeto, voltou-se para a afirmação da identidade e do sentimento de pertencimento da população autóctone, da valorização das potencialidades turísticas da região de forma a assegurar condições de efetiva participação e protagonismo da população residente, nas suas mais diversas formas de organização e de representação. As produções aqui reunidas convidam o leitor e a leitora da região em suas respectivas comunidades, bem como de outras paragens, a perceberem os entrelaçamentos de identidade e pertencimento que o potencial turístico da região propicia. Também representam um chamamento, no âmbito do território, para a leitura das relações sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais desencadeadas pelo turismo da região. Com certeza, uma possibilidade de refletir sobre as práticas docentes à luz da pedagogia histórico-crítica, em seus fundamentos filosóficos e epistemológicos. Por fim, esperamos que os autores e autoras, protagonistas desta produção, possam ter se apropriado da experiência de formação turística proposta, e sigam utilizando as ferramentas teóricas a que tiveram acesso durante o curso e nas práticas que vêm exercitando em suas escolas, de modo a reafirmar a perspectiva da formação integral de educandas e educandos. Que nesta busca seja possível seguir, pelo veio da formação turística, efetivando práticas que impulsionam o reconhecimento do potencial turístico da cidade, reafirmando a identidade e o sentimento de pertencimento dos educandos e educandas para o pleno exercício da cidadania. Fica aqui o nosso convite aos leitores e às leitoras para que conheçam e apreciem as experiências que neste livro são compartilhadas.

Editora: Edifes

Ano: 2022

Edifes

Editoria da Ifes

Editora do Instituto Federal do Espírito Santo

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.