ALIMENTOS COM PROPRIEDADES FUNCIONAIS E DE SAÚDE: EVIDÊNCIAS E PRETENSOS EFEITOS

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·
Edifes
5.0
1 review
Ebook
437
Pages
Eligible

About this ebook

Este livro foi elaborado com a colaboração de pesquisadores de várias instituições do país, visando divulgar informações sobre as propriedades funcionais dos alimentos, considerando uma dieta à base de alimentos mais naturais e minimamente processados. Sabe-se da importância e dos benefícios de uma alimentação saudável, equilibrada e variada no contexto da promoção da saúde e bem-estar de indivíduos e coletividades. Além disso, no atual cenário de calamidade em saúde pública devido à pandemia de COVID-19, é imprescindível promover educação em saúde a partir de informações científicas, incentivar hábitos alimentares saudáveis e a inclusão de alimentos que reforçam e potencializam a ação do nosso sistema imunológico frente a diversas patologias e doenças oportunistas. O interesse específico pelo tema alimentos funcionais surgiu na década de 1980, devido à inegável relação entre alimentação e saúde. Desde então, várias pesquisas, experimentais e clínicas, já foram realizadas com o objetivo de avaliar os pretensos benefícios da ingestão de tais alimentos. Em “Alimentos com propriedades funcionais e de saúde: evidências e pretensos efeitos”, encontramos um debate sobre as possíveis propriedades funcionais de diversos alimentos. Alguns ganharam a “fama” de promover efeitos benéficos à saúde sem o devido respaldo científico. Apesar de certos estudos apresentarem resultados satisfatórios e promissores, é necessário cautela ao interpretar os seus resultados. Principalmente porque, na sua maioria, os estudos são realizados com compostos isolados, extratos ou cápsulas, e não com o alimento propriamente. Seu conteúdo é abrangente e atualizado, incluindo temas como: legislação brasileira, guia alimentar para a população brasileira e biodisponibilidade e bioacessibilidade de compostos bioativos. Alimentos típicos da cultura brasileira foram incluídos, como açaí e feijão. Também foram incluídos alimentos que ganharam destaque recentemente, como o kefir e os alimentos probióticos. Por esses motivos, a leitura desta obra torna-se urgente e necessária.

Editora: Edifes.

Ano: 2023.

Edifes

Editoria do Ifes

Editora do Instituto Federal do Espírito Santo

Ratings and reviews

5.0
1 review

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.